sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Milton Nascimento


Nascido no Rio de Janeiro, filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, foi adotado por um casal cuja esposa (Lília Silva Campos) era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.
Gravou a primeira canção, Barulho De Trem, em 1962. Mudou-se então para Belo Horizonte para cursar Economia aonde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições Novena e Gira Girou (1964), ambas com Márcio Borges.


Destacou-se como cantor, gravando um LP no Rio de Janeiro em 1966. No mesmo ano, sua composição Canção do Sal foi gravada por uma cantora então desconhecida, Elis Regina. A convite do músico Eumir Deodato, gravou um LP nos Estados Unidos (Courage), onde se destacam Catavento e uma versão de Travessia chamada Bridges. Em 1970 realiza temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo com o conjunto Som Imaginário, destacando-se desse período Para Lennon e McCartney (1970, com Fernando Brant, Márcio Borges e Lo Borges) e Clube da Esquina. No disco Sentinela (1980), foi um grande sucesso a composição Canção da América. No ano seguinte, estourou a canção Caçador de Mim. Também participou e compôs a trilha sonora de filmes como Os Deuses e Os Mortos (1969, direção de Ruy Guerra), e Fitzcarraldo (1981, direção de Werner Herzog).
Em 1983 integrou o grupo seleto de intérpretes da MPB que viajaram o país apresentando O Grande Circo Místico, o maior e mais completo espetáculo teatral já apresentado, para uma platéria de mais de 200 mil pessoas. Milton interpretou a canção Beatriz, composta pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo.
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, participou do coro de 155 vozes que cantou uma versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985) abraçou a causa da seca nordestina, e numa criação coletiva, surgiu o compacto com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.O estilo musical de Milton pode ser classificado como Música Popular Brasileira, um estilo derivado do Jazz, que se consolidou na segunda metade da década de 60. Até 2004, Milton Nascimento já havia gravado mais de trinta álbuns. Cantou com dúzias de outras artistas, incluindo Maria Bethânia, Elis Regina, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Gilberto Gil, Paul Simon, Peter Gabriel (com quem co-escreveu a música Breath after Breath do Duran Duran), Herbie Hancock, Quincy Jones e Jon Anderson. Elegeu Elis Regina como sua grande musa inspiradora para quem compôs inúmeras canções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário